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28.09.2011

Alimentação Saudável: Benefícios a Saúde

Alimentar-se corretamente está se tornando cada vez mais importante nos dias atuais, visto que uma alimentação saudável e equilibrada está relacionada à saúde e ao bem-estar.

A adoção de hábitos saudáveis de vida como um cardápio equilibrado associado à prática de atividade físca regular previne o aparecimento da doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.

É nos alimentos que encontramos todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais) necessários para nossa saúde. Para garantir o consumo diário de todos os nutrientes nas quantidades adequadas utilizamos a Pirâmide Alimentar Brasileira de acordo com as necessidades diárias de cada pessoa.

A Pirâmide Alimentar é dividida em grupos de alimentos que serão consumidos diariamente, sendo em maior quantidade os alimentos que encontram-se na base da pirâmide e no topo aqueles que devem ser evitados ou consumidos em menor quantidade.

Para ter uma alimentação saudável:

* Faça pelo menos três refeições ao dia (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis;

* Consuma com maior frequência alimentos integrais;

* Consuma frutas frescas pelo menos 3x/dia;

* Consuma verduras e legumes no almoço e jantar;

* Prefira carnes magras e coma sempre que possível peixes ou aves;

* Prefira leite, queijos e iogurtes desnatados, pois apresentam menor quantidade de gordura;

* Evite o consumo de frituras, doces e alimentos gordurosos;

* Beba de seis a oito copos de água por dia, de preferência nos intervalos das refeições;

* Pratique atividade física regularmente.

Manter um peso saudável traz grandes benefícios a sua saúde reduzindo o risco de doenças.